Home > Jobs > Você deve postar seu currículo no TikTok?

Você deve postar seu currículo no TikTok?

Aprenda como funciona os pros e contras

Certamente você está no TikTok, o popular aplicativo de mídia social com vídeos breves, pode estar acostumado a pensar nele como entretenimento, com uma pitada de notícias e informações. Mas, assim como outras plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn e Twitter, o TikTok também pode ser integrado à sua busca de emprego.

Advertisements

Para ajudá-lo a determinar se o TikTok é uma ferramenta valiosa para sua carreira, discutiremos a ferramenta TikTok Currículos, os prós e contras de postar seu currículo na rede social e dicas para fazê-lo.

Principais conclusões

  • Você não precisa postar seu currículo no TikTok. Pode não ser a ferramenta de recrutamento mais viável para os empregadores (por enquanto), então se você estiver mais confortável com um currículo em papel, fique com isso.
  • Os currículos do TikTok podem ser divertidos de criar, destacar melhor seus pontos fortes e chamar a atenção, no entanto, postar currículos na plataforma pode ser demorado, fornecer espaço limitado para se promover, levar a preconceitos e não se adequar à sua personalidade.
  • Como quase tudo relacionado à sua busca de emprego, você deve planejar e se preparar. Saiba o que você dirá, faça um brainstorming de imagens e certifique-se de estar em um bom ambiente antes de filmar e compartilhar.

Currículos do TikTok

Assim muitos usuários não apenas verificam passivamente o TikTok em busca de conselhos — eles usam o aplicativo como uma ferramenta de compartilhar currículos em vídeo. Em julho de 2021, o TikTok lançou um programa piloto conhecido como TikTok Currículos para incentivar esses esforços, e empresas conhecidas como Chipotle e Target convidaram pessoas a se candidatarem a cargos de nível básico por meio do aplicativo.

“Se você começar a usar o recurso TikTok Currículos, você cortará a linha e será considerado para entrevistas mais rapidamente do que inúmeros candidatos a emprego que julgam que isso é uma moda passageira”, disse Rob Barnett, consultor de busca de executivos e autor de Next Job, Best Job: As 11 estratégias de um headhunters para serem contratados agora.

Advertisements

Tipo: As plataformas de mídia social podem ser um grande trunfo para sua busca de emprego – apenas certifique-se de manter em mente o que deve e o que não deve fazer .

Mas existem algumas desvantagens potenciais em postar seu currículo no TikTok — a tática não é para todos. Por exemplo, se você não é usuário da plataforma, pode não valer a pena criar uma conta apenas para se candidatar a vagas.

Saiba mais sobre os prós e contras de postar seu currículo no TikTok, além de dicas a serem lembradas se você usar o aplicativo em sua busca de emprego.

TikTok

Prós e contras de postar um currículo no TikTok

Veja o que você deve ter em mente antes de postar seu currículo no TikTok.

Prós

  • Faz um trabalho melhor em destacar seus pontos fortes
  • Pode ser relevante
  • Pode chamar a atenção

Contras

  • Potencial de preconceito
  • Pode ser demorado
  • Pode até não ser visto
  • Não para todos
  • Poderia viralizar

Dicas para postar seu currículo no TikTok

Se você estiver postando seu currículo no TikTok, lembre-se das seguintes táticas.

Advertisements

Pratique antes de postar

Não crie seu currículo no TikTok sem praticar primeiro. Você vai querer que suas palavras sejam “sucintas” e “bem estruturadas”, disse ele, visando projetar sua personalidade, mas manter sua aparência profissional.

Embora alguns dos melhores TikToks possam parecer espontâneos, os currículos do TikTok devem ser planejados.

Mas mesmo se você estiver trabalhando em um roteiro, tente soar natural — não rígido e excessivamente ensaiado. “Não fale como uma pessoa na câmera. Comunique-se exatamente como faria se estivesse sentado cara a cara com seu próximo chefe”.

Importante: Certifique-se de que sua conta seja pública para que as empresas possam visualizar seu currículo.

Aproveite o visual

Vá além de falar para a câmera e use todos os recursos visuais que puder para apoiar sua candidatura. “Inclua fotos de suas conquistas na carreira (prêmios, cobertura da imprensa, fotos, etc.), bem como imagens, para reforçar o que você está dizendo”.

Defina o palco

Enfim pense no que você está vestindo, o que está em seu plano de fundo e a aparência geral do vídeo também. Obviamente, o TikTok é um meio casual para postar um currículo. Ainda assim, tenha cuidado com o tipo de impressão que você está enviando com o vídeo.

Isso pode significar fazer alguns pequenos investimentos. “Um ring light, ou um plano de fundo melhor, pode fazer a diferença entre um currículo amador e um profissional do TikTok”.

Seja cauteloso com o que você apresenta

Lembre-se, seu TikTok pode ser visto por um punhado de pessoas, mas também pode se tornar viral. Contudo, certifique-se de que representa você da maneira certa e que, se chamar a atenção de um grande público, não há nada que possa constrangê-lo ou causar-lhe algum perigo.

 

 

Advertisements

Follow by Email
Facebook
FbMessenger