Home > Jobs > Como usar grupos do Facebook para networking e busca de emprego

Como usar grupos do Facebook para networking e busca de emprego

ADVERTISEMENT

Aprimore sua carreira com as mídias sociais

Se você pensa no Facebook como um lugar para postar fotos de seus animais de estimação e filhos, bem, você não está errado. Mas o site de mídia social também é uma ferramenta poderosa para fazer networking e se engajar na busca de emprego.

Pense nisso: com que frequência você viu um amigo postar que sua empresa está procurando preencher uma vaga? Todavia veja quantos grupos existem relacionados ao seu campo? Muito parecido com o bebedouro do escritório ou uma reunião com amigos, o Facebook é um local de encontro virtual. Onde as pessoas falam sobre crianças, animais de estimação, notícias e trabalho também.

ADVERTISEMENT

Primeiramente experimente estas estratégias simples para usar o Facebook para promover sua busca de emprego.

Participe de grupos relacionados aos seus interesses de carreira

Portanto, use a função de pesquisa do Facebook para encontrar grupos de pessoas falando sobre seu setor. No entanto, se você é um profissional de marketing, por exemplo, tente pesquisar “marketing”. Ao passo que digitar uma palavra-chave na barra de pesquisa, clique no texto “ver todos os resultados”. Apos escolha a guia “grupos” na página de resultados da pesquisa.

Alguns grupos podem ser “secretos” ou “fechados” para permitir que apenas pessoas relacionadas a um tópico participem. Peça a amigos e colegas que recomendem os grupos do Facebook que consideram úteis para fazer networking ou aprender sobre seus setores. Receba um convite do Facebook deles, se necessário.

ADVERTISEMENT

Você também pode realizar uma pesquisa online — fora do Facebook — para ver quais grupos do Facebook as pessoas recomendam em seu setor. Tente colocar “Melhores grupos do Facebook para [setor/campo/cargo]”.

Participe dos Grupos

Você não precisa ser um moderador do grupo — a pessoa que revisa todas as postagens. Mas tente ser um membro ativo lendo regularmente as postagens. Comente nas publicações quando tiver uma opinião, conselho ou dica para compartilhar. Você também pode postar-se compartilhando artigos e fotos.

Seguem algumas ideias de como participar:

  • Comente em postagens pedindo conselhos ou simpatia: mesmo algo tão simples como “curtir uma postagem” pode fazer com que você seja notado pelo moderador do grupo e outros membros.
  • Compartilhe uma notícia relevante: postar notícias interessantes relacionadas ao grupo é uma maneira fácil de participar.
  • Pergunte aos quebra-gelos: você pode postar algo como: “Meu nome é Sam e fui para o SCAD como especialista em têxtil antes de me tornar diretor de produção de programas de TV. Apenas curioso: como você encontrou seu caminho para este campo?”
  • Faça perguntas: os membros do grupo estão geralmente dispostos a responder perguntas e compartilhar conselhos. Antes de realizar uma pergunta, pesquise no histórico do grupo para ver se ela foi abordada.
  • Solicite ajuda com sua busca de emprego: se você está procurando um emprego em um determinado local ou para conhecer pessoas em sua cidade, você pode postar com essas perguntas diretas. Você pode se surpreender ao descobrir como as pessoas generosas estão compartilhando conselhos ou conexões.
  • Siga as regras: certifique-se de observar as regras do grupo antes de postar. Alguns grupos, por exemplo, têm regras contra a autopromoção. Então você deve evitar empurrar seu livro, se você escreveu um, ou qualquer produto em que você ganha dinheiro.

Normalmente, você descobrirá que a maioria dos grupos tem apenas alguns membros ativos. Tendo também muitos espreitadores, pessoas que leem as postagens e às vezes “curtem”, mas raramente comentam. Seja mais ativo do que essa maioria silenciosa junte-se (e comece) a conversa.

Facebook

Participe de eventos presenciais

Se as pessoas postarem sobre eventos de networking conferências ou encontros para beber em sua área  considere participar. Você já terá algo em comum com outros participantes, o que pode facilitar a conversa fiada. As conexões formadas ao conhecer alguém pessoalmente tendem a ser mais fortes do que aquelas criadas com interações online.

Sair de grupos que não são ativos ou úteis

Com grupos fechados, você não poderá observar a qualidade e a quantidade de postagens antes de ingressar.

Não hesite em sair de qualquer grupo do Facebook que você participe que não seja útil.

Basta pensar nisso como cancelar a assinatura de um boletim informativo de marketing. Spam não promoverá sua busca de emprego; só consumirá seu valioso tempo. Seu objetivo é participar de grupos com informações significativas, onde você pode formar conexões.

Conexões de formulário

A maioria de seus amigos no Facebook provavelmente são pessoas que você conheceu. Mas, à medida que você se envolve com outros membros do grupo, você pode descobrir que tem muito em comum. Que podem ir muito além do tópico do grupo. Piadas internas podem se formar. Este é o processo de se tornarem amigos virtuais.

Portanto, após ter algumas interações em tópicos de comentários, além de apenas gostar dos comentários um do outro pode parecer razoável. Assim sendo amplificar o relacionamento além do grupo e se conectar como amigos. Contudo, você também pode enviar mensagens diretas para pessoas em grupos, usando a funcionalidade de mensagens do Facebook. Seja cauteloso, no entanto. Ao contrário do LinkedIn, a maioria das pessoas associa o Facebook a amigos. Portanto, não a redes profissionais para que você não queira abusar da funcionalidade do mensageiro.

Certifique-se de que seu perfil não tenha nada impróprio

Contudo, o objetivo principal do Facebook é conectar-se com amigos e familiares. No entanto, quando estiver em um grupo, no entanto, você deve saber que as pessoas clicam na sua página de perfil quando você publica. O que eles vão ver? É melhor certificar-se de que seu perfil não tenha nada totalmente antiprofissional (ou seja, fotos suas bêbadas, roupas escandalosas, linguagem odiosa ou grosseira, xingamentos, etc.).

Isto é essas são boas políticas a serem seguidas se você estiver procurando emprego de qualquer maneira. Logo que os recrutadores e gerentes de contratação são conhecidos por verificar os perfis como parte de seu trabalho de preparação pré-entrevista. Assim sendo você também pode preencher seu perfil com detalhes sobre sua educação e histórico de trabalho.

ADVERTISEMENT