As mídias sociais, incluindo sites como Twitter, Instagram e Facebook, podem ajudá-lo a encontrar um emprego e se conectar com pessoas que podem ajudá-lo a crescer sua carreira.
No entanto, quando usadas da maneira errada, podem comprometer uma oferta de emprego ou até mesmo seu emprego atual. Contudo, é importante ter cuidado e considerar o que você deve fazer nas mídias sociais para ajudar na sua busca de emprego… como bem como alguns maus hábitos que devem ser evitados.
1. Crie uma presença online
Enquanto quando você está procurando um emprego ou se posicionando para o crescimento da carreira, é importante ter uma presença online para mostrar suas habilidades e experiência. Sobretudo suas páginas de mídia social online também ajudarão você a se conectar com contatos que podem agilizar sua busca de emprego. Da mesma forma reserve um tempo para garantir que todas as suas páginas sociais relacionadas ao trabalho estejam atualizadas e prontas para serem revisadas antes de iniciar uma busca.
2. Seja consistente
Do mesmo modo o histórico de emprego no seu currículo bate com o que está no seu perfil no LinkedIn? As informações que você tem em sua página do Facebook (se for pública) combinam com as informações que você tem em outro lugar online? Tudo bem se você retrabalhar suas descrições de trabalho, por exemplo, porque direcionar seu currículo é uma coisa boa ao se candidatar a um emprego. O que não está bem é se seus cargos, empresas e datas não fo. Isso é uma bandeira vermelha para potenciais empregadores.
3. Não seja demitido
Ainda mais que os empregadores verificam candidatos nas redes sociais, e é bastante rotineiro para se conectar com colegas em sites de mídia social, também. Isso significa que qualquer coisa que você postar pode ser lida pelo seu empregador ou colegas de trabalho. Se você compartilhar negócios da empresa (bom ou ruim) ou postar conteúdo inadequado, você pode ter problemas com seu atual gerente, e isso pode até mesmo custar seu emprego, especialmente se você postar nas mídias sociais enquanto estiver no trabalho. Não é apenas o seu empregador atual — os gerentes de contratação muitas vezes examinam as mídias sociais dos candidatos, e evitarão entrevistar ou contratar candidatos que postam inapropriadamente.
4. Pesquise seu nome no Google e verifique o que está online
O que aparece quando você pesquisa seu nome? Provavelmente, há uma tonelada de informações, de tweets a fotos. É muito fácil para os empregadores encontrar informações que você pode ter preferido manter em segredo. Muito disso pode ser encontrado pelo Google em seu nome. Esteja ciente que aparece e se alguma foto ou postagem pode prejudicar sua pesquisa de emprego.
5. Tenha cuidado com o que você tweeta
Você não sabe quem poderá lê-lo. Procure no Twitter por “Odeio meu trabalho” para um exemplo do que quero dizer. Gerentes e chefes também estão usando as redes sociais. Tweets aparecem na pesquisa do Google e você não quer perder seu emprego porque você não pensou antes de twitar, mesmo que você odeie.
6. Não esqueça suas configurações de privacidade do Facebook
Você pode pensar que só está compartilhando essas fotos da festa de ontem à noite com suas conexões no Facebook, mas muitas vezes, pessoas que você não conhece podem ver as fotos em que você está marcado ou ler seus posts. Tire um tempo para rever o que estranhos, bem como amigos de amigos, podem ver.
7. Construa conexões antes que você precise
Faça conexões em sua indústria e carreira. Siga especialistas em carreira. Fale com seus contatos no Twitter ou em outros sites de rede. Junte-se a grupos no LinkedIn e Facebook, depois poste e participe da discussão. Seja engajado e proativo em suas comunicações, ao construir uma rede com antecedência, você não terá que lutar se perder seu emprego inesperadamente ou decidir que é hora de seguir em frente.
8. Dê para receber
O networking funciona para os dois lados — quanto mais você estiver disposto a ajudar outra pessoa, maior a probabilidade de ajudá-lo. Tire um tempo diariamente para chegar às suas conexões. Escreva uma recomendação no LinkedIn, ofereça-se para apresentá-los a outra conexão, compartilhe um artigo ou notícias com eles. Dar para obter realmente funciona, pois, suas conexões são mais propensas a retribuir o favor quando você se ofereceu para ajudá-los.
9. Não se conecte com todos
Há uma linha de pensamento que diz que você deve se conectar com todos quando você está usando as mídias sociais, no entanto, a qualidade é mais importante do que a quantidade quando se trata de conexão. A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo ao fazer conexões é como a pessoa pode me ajudar? A segunda pergunta é o que posso fazer para ajudá-los? Antes de pedir a alguém para se conectar, considere o que você tem em comum. Esse denominador comum, independentemente do que seja, é o que ajudará na sua busca de emprego.
10. Não gaste tempo online com a moeda do seu chefe
Eventualmente quando você está procurando emprego é gastar tempo olhando postagens, conversando com contatos ou pesquisando emprego em páginas do Facebook, certamente não seria a primeira (ou a única) pessoa a fazê-lo.
Muitas pessoas buscam emprego no trabalho, mas dada a maneira como as empresas monitoram os funcionários, não é sábio usar seu computador de trabalho ou conta de e-mail para pesquisa de emprego, ou, se você fizer isso, tenha muito cuidado como faz.