Compartilhe exemplos de suas conquistas com o gerente de contratação
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer durante uma busca de emprego é mostrar ao gerente de contratação que você pode trazer para a empresa. Os empregadores procuram candidato que agregou valor à uma organização, e um dos objetivos do gerente de contratação é garantir que as pessoas contratadas sejam de alto desempenho e tenham sucesso no cargo.
No entanto você pode tornar mais fácil para eles, mostrando que você está muito bem qualificado para o trabalho.
Enfim seu currículo, a carta de apresentação e outros materiais de trabalho podem demonstrar como você agregou valor em seus cargos anteriores . Entretanto se você for selecionado para uma entrevista, compartilhe exemplos de suas realizações para demonstrar como você seria a escolha perfeita para o cargo.
- Dica: Ao mostrar claramente as maneiras pelas quais você teve sucesso em cargos anteriores, você ajudará os empregadores a ver por que você seria um funcionário valioso.
Como mostrar a um possível empregador seu valor
Contudo defina “sucesso” em suas posições anteriores. Em outras palavras antes mesmo de escrever sobre o desempenho no trabalho, pense em como o sucesso foi medido em seus cargos anteriores. No entanto se você trabalhou em vendas, o sucesso pode ter sido medido pelo número de clientes que você tinha. Enfim se você fosse um professor, seu sucesso poderia ter sido medido em parte pelas notas de seus alunos. Então certifique-se de saber como foi o sucesso em cada posição que ocupou.
Faça uma lista de maneiras pelas quais você alcançou o sucesso. Depois de definir “sucesso” em seus trabalhos anteriores, faça uma lista de vezes que você foi além para entregá-lo. Por exemplo, você pode observar um mês em que adquiriu vários novos clientes ou um momento em que os resultados dos testes de seus alunos melhoraram significativamente ao longo do ano.
Quantifique esse sucesso. Depois de ter uma lista de realizações e conquistas, pense em maneiras de quantificar esse sucesso . Os números ajudam os gerentes de contratação a ver exatamente como você agregou valor a uma empresa. Esses números não precisam estar relacionados à lucratividade. Em vez disso, eles podem se referir a economia de tempo, redução de custos ou melhoria de processos. Por exemplo, se você for um assistente administrativo, pode explicar que mudou seu escritório para um sistema de arquivos eletrônicos que economizou à empresa cerca de US$ 1.000 por ano em produtos de papel.
Faça uma lista de prêmios que você recebeu
Mencionar quaisquer prêmios ou outras formas de reconhecimento que você recebeu no trabalho também mostra que seu empregador reconheceu sua importância para a empresa.
Use palavras-chave relacionadas ao valor. Use verbos ativos e outras palavras- chave em seu currículo e carta de apresentação que ajudem a mostrar como você agregou valor em suas empresas anteriores. Algumas palavras que você pode usar incluem:
- Alcançado/nomeado/vencido
- Criado
- Diminuiu/aumentou
- Desenvolvido
- Gerado
- Melhorado
- Lançado
- Receita/lucros
- Salvou
- Abaixo do orçamento
Quando e como mencionar seu valor
Destaque suas conquistas em seu currículo
Na seção de histórico de trabalho do seu currículo, não liste simplesmente suas funções para cada trabalho anterior. Em vez disso, inclua exemplos de como você agregou valor a cada empresa. Uma maneira de fazer isso é usar marcadores para destacar suas realizações em cada função.
Portanto você pode destacar alguns de seus exemplos de valor agregado mais significativos no resumo do seu currículo , se tiver um. Por exemplo, um editor pode escrever um resumo de currículo que diga: “Editor freelance com 10 anos de experiência revisando artigos, ensaios e livros. Além disso editando uma média de 200 páginas por semana para dezenas de autores e periódicos premiados.” Este resumo de currículo quantifica o sucesso da editora em termos de sua capacidade de lidar com um grande volume de páginas e um número de clientes. Também destaca sua experiência com escrita de qualidade.
Compartilhe uma história em sua carta de apresentação
Enfim em sua carta de apresentação, destaque duas ou três habilidades que demonstrem como você é a pessoa certa para o trabalho. Para cada habilidade, mencione uma vez que você a usou para alcançar o sucesso de sua empresa.
Por exemplo, você poderia dizer que é um professor que possui fortes habilidades de gerenciamento de sala de aula. Ao mesmo tempo você pode especificar que gerencia salas de aula de até 35 alunos e ganhou três prêmios de ensino por seu gerenciamento eficaz de sala de aula.
- Dica: Ao quantificar seu sucesso e enfatizar seus prêmios, você mostrará aos empregadores que sua organização anterior o valorizava.
Durante uma entrevista de emprego
Em sua entrevista , você pode receber uma pergunta específica, como “Conte-nos como você agregou valor em seus empregos anteriores”. Se o fizer, compartilhe exemplos de sucessos da lista que você criou antes da entrevista.
Assim como você também pode mencionar como agregou valor ao responder a outras perguntas da entrevista . Por exemplo, se você está buscando um emprego como recepcionista e o entrevistador pergunta se você pode ou não lidar com o estresse no trabalho, você pode mencionar o número médio de pessoas que você sentou durante a semana e nos fins de semana em seu emprego anterior. Já que isso mostrará ao empregador que você pode gerenciar um ambiente de restaurante movimentado.
Exemplos de como mostrar que você agregou valor
Use esses exemplos como inspiração ao escrever seu currículo e carta de apresentação e ao se preparar para uma entrevista.
Exemplo de resposta a uma pergunta de entrevista
A seguir, um exemplo de resposta à pergunta da entrevista: “ Por que devemos contratá-lo? ”:
Tenho muita familiaridade trabalhando em um ambiente de startup como o seu. Dessa forma gosto da oportunidade de ser inovador e criativo, que uma startup proporciona. Você disse na lista de empregos que deseja um pensador inovador que possa usar a criatividade para aumentar a eficiência. Esse é o tipo de trabalho que eu amo fazer.
Por exemplo, em meu cargo anterior como diretor de operações, os membros da equipe costumavam se atrasar para as reuniões. Percebi que uma solução era criar um sistema de agendamento mais eficiente para reuniões. Mudei nosso escritório para um novo sistema de agendamento que reduziu reuniões perdidas e erros nas atribuições de sala em 20%. Também ofereci três cursos de treinamento no novo sistema para que houvesse pouco erro do usuário, mesmo na primeira semana de uso do sistema.