Home > Jobs > Como explicar um ano sabático em seu currículo de forma simples

Como explicar um ano sabático em seu currículo de forma simples

ADVERTISEMENT

Dicas e exemplos para explicar um ano sabático

Um ano sabático pode assumir muitas formas: um ano em um kibutz em Israel. Voluntariado na Guatemala. Ensino de inglês no Vietnã. Esquiar em encostas em todo o mundo. Cuidar de um pai doente após a faculdade. Este ano muitas vezes pode ser uma experiência benéfica e de abertura mundial.

Embora eles ocorram principalmente no ano anterior ou seguinte à faculdade, contudo você também pode optar por tirar um ano sabático entre os empregos. Isso pode parecer particularmente atraente se você for demitido com uma indenização generosa ou deixar um emprego de alto estresse que não parece ser o caminho certo a seguir.

ADVERTISEMENT

Nesse sentido um ano sabático pode ser, como o próprio nome indica, um ano de duração. No entanto, quando você termina seu ano sabático e retorna ao mercado de trabalho, pode achar difícil descobrir como listar esse tempo em seu currículo. Não necessariamente caberá nas seções“ experiência” e “educação”.

No entanto, você provavelmente ganhou muita experiência e conhecimento durante seu tempo longe da força de trabalho.

Aqui estão alguns conselhos importantes sobre como abordar o ano sabático em seu currículo.

ADVERTISEMENT

Crie um currículo não cronológico

Uma opção, é claro, é deixar seu ano sabático fora do seu currículo e diminuir sua visibilidade. Assim existem muitas categorias de currículos e, embora um cronológico, que lista sua experiência mais recente primeiro, seja o mais comum, não é a única opção. Você também pode criar um currículo funcional, que se concentra em suas habilidades e experiência, e não em quando você as adquiriu.

  • Dica: Um currículo funcional pode ser particularmente atraente se o seu ano sabático tiver uma sensação mais recreativa ou se aconteceu devido a circunstâncias familiares pessoais que você preferiria não detalhar.

Com um currículo funcional, você pode incluir todas as habilidades adquiridas durante o ano sabático, sem listar como passou o tempo.

Liste seu ano sabático em experiência

Enfim se você trabalhou, ensinou ou se voluntariou, esta é uma experiência valiosa. Por que escondê-lo? Você pode listar isso como qualquer outra função na seção “experiência” do seu currículo. Seu ano sabático também pode mostrar que você é um líder, independente ou possui outras qualidades desejadas em muitas empresas.

A princípio ao escrever uma descrição de sua experiência no ano sabático, anote o anúncio de emprego. Adapte seus pontos para enfatizar as habilidades mencionadas na descrição do trabalho, bem como as tarefas necessárias. (Aqui está um conselho sobre como combinar suas qualificações com uma função.)

Portanto, procure usar verbos poderosos e orientados para a ação e quantifique suas realizações e tarefas o máximo possível.

Aqui estão alguns exemplos de como listar um ano sabático em sua seção de experiência:

Professor de ESL — setembro de 2018 a agosto de 2019

  1. Lecionou inglês de conversação para alunos adultos em Tóquio, Japão.
  2. Desenvolveu currículos para dois níveis de falantes de inglês, básico e intermediário
  3. Lecionou 6 aulas de três horas por semana
  4. Brainstorming e implementação de melhorias do programa durante as reuniões semanais

ano sabático

Voluntário na Organização sem fins lucrativos de reassentamento da Califórnia — agosto de 2018 a dezembro de 2018

  1. Trabalhou para coordenar esforços voluntários após os incêndios na Califórnia.
  2. Tarefas atribuídas e rotações de trabalho para mais de 500 voluntários
  3. Coordenado com a FEMA e outras organizações para encontrar opções de abrigo para pessoas deslocadas por incêndios florestais

Às vezes, pode ser útil incluir apenas o ano (e não o mês) em que você trabalhou ou foi voluntário em empregos por curtos períodos de tempo.

Inclua seu ano sabático em uma seção de destaque do seu currículo

Se o seu ano sabático parecer discordante do resto do seu currículo — por exemplo, se você tiver uma série de empregos de contador e depois passar um ano construindo acesso à água potável — você pode querer colocá-lo em uma seção diferente.

Você pode chamar esta seção de “Experiência Internacional”, “Experiência Voluntária”, “Viagem Internacional” ou “Atividades e Experiências Adicionais”.

Destaque as realizações do ano sabático em todo o seu currículo

Muito provavelmente, você aprendeu e cresceu muito como pessoa durante seu ano sabático. E enquanto parte do que você aprendeu pode não ajudar no mundo dos negócios (como a capacidade de encontrar o albergue mais barato, digamos), outras habilidades podem ser aplicáveis.

Adicione habilidades ao seu currículo: algumas habilidades que você pode ter adquirido são: falar uma língua estrangeira, comunicação, planejamento, coordenação e orçamento. Dependendo de como você passou seu ano sabático, você pode ter outras habilidades para adicionar (ou remover) desta lista. Você pode incluir essas habilidades na descrição de sua experiência no ano sabático, bem como na seção de habilidades do seu currículo.

Use a Seção de Resumo: Portanto, pense nesta seção como uma (curta) história sobre você — quem você é, o que você realizou e no que você quer trabalhar em seguida. Entretanto, nesse enquadramento, faz sentido lógico que seu ano sabático possa ser útil para incluir. Por exemplo, sua seção de resumo pode ser: “Viajante pelo mundo e professor de ESL experiente procurando uma função ensinando a língua espanhola para alunos do ensino médio”.

Resultado final

Vá além de pensar em seu ano sabático como uma pausa divertida e considere quais conquistas e habilidades você ganhou e como elas se aplicam potencialmente à sua próxima função. Em seguida, inclua essa visão em seu currículo.

ADVERTISEMENT