Home > Jobs > Como encontrar vagas de emprego não anunciadas

Como encontrar vagas de emprego não anunciadas

Saiba como encontrar vagas que não estão listadas em quadros de empregos

Quando você está procurando um emprego, é fácil se concentrar em quadros de empregos e mecanismos de pesquisa e esquecer outras maneiras de encontrar vagas em aberto. Esse tipo de visão de túnel pode significar perder o mercado de trabalho oculto — vagas de emprego não anunciadas que são acessíveis apenas para aqueles que olham além do que podem encontrar online.

Advertisements

Por várias razões, você não encontrará todas as vagas abertas durante uma pesquisa na Internet. As empresas podem anunciar algumas vagas internamente antes de publicá-las ao público, ou podem optar por confiar nas indicações de funcionários para preencher as vagas em aberto. Seu emprego dos sonhos também pode ser algo que ainda está evoluindo. Se você se sentar e esperar que ele apareça em um site de busca de emprego, poderá perder a chance de fazer parte da construção de algo novo.

Sua melhor aposta quando você está procurando emprego é lançar uma ampla rede e construir uma estratégia proativa de busca de emprego. Aqui estão algumas maneiras de encontrar vagas de emprego não anunciadas.

Principais conclusões

  • O mercado de trabalho oculto inclui vagas de emprego não anunciadas que os empregadores preenchem por indicações, contratações internas ou empresas de recrutamento.
  • A melhor maneira de acessar empregos não anunciados é criar uma estratégia de busca de emprego multifacetada com base em redes, mídia social, empresas de recrutamento, emprego e outras formas de divulgação.
  • Desenvolva e mantenha uma marca profissional para maximizar suas chances de ouvir os gerentes de contratação e recrutadores.

Onde encontrar empregos não anunciados

No entanto, quase 60% dos candidatos a emprego aprendem sobre vagas abertas nas mídias sociais, de amigos ou ex-colegas, ou em sites de empregadores. Enquanto isso, pouco mais de um quarto dos candidatos pesquisam ou descobrem vagas em quadros de empregos online.

Advertisements

Embora seja rápido e fácil pesquisar e se candidatar a vagas usando sites de empregos, vale a pena expandir sua pesquisa para incluir outras fontes. Você não apenas expandirá o conjunto de empregos disponíveis, mas poderá obter uma referência que o ajudará a entrar na empresa.

Inscreva-se diretamente nos sites de carreira da empresa

Custa dinheiro aos empregadores anunciar vagas em muitos sites de emprego. A publicidade no site da própria empresa, por outro lado, é gratuita — portanto, não se esqueça de verificar as páginas de empregos da empresa.

Note: Agregadores de vagas, como Getwork e Indeed, indexam muitos sites de empresas, então você pode usar essas ferramentas para encontrar vagas abertas .

Toque em sua rede

De acordo com pesquisas recentes, até 85% dos empregos são preenchidos por meio de redes. Então, se você está procurando trabalho, a melhor coisa que você pode fazer é avisar as pessoas. Invista em sua rede de carreira, que inclui conhecidos, professores e pessoas em sua comunidade, bem como colegas de trabalho, clientes e gerentes atuais e antigos. Permita que seus contatos o conectem com vagas de emprego, oportunidades para agendar entrevistas informativas e outros leads.

empregoUse as mídias sociais

Acima de tudo se conecte com empregadores, recrutadores e contatos em potencial no LinkedIn, Twitter, Instagram e outros sites de mídia social. Contudo, mantenha sua presença online profissional e lembre-se de que o networking é mais que apenas encontrar vagas abertas. É também uma oportunidade para desenvolver sua reputação profissional e ampliar sua lista de contatos.

Advertisements

Use um recrutador

Enquanto alguns empregadores contam com recrutadores internos para preencher vagas, outros contratam empresas externas para realizar esse serviço. Esses especialistas atendem por muitos nomes, incluindo“ recrutador” e “caçador de talentos”, e seu trabalho é encontrar candidatos qualificados para vagas abertas. Portanto, conectar-se com um recrutador pode ajudá-lo a encontrar vagas de emprego não anunciadas e obter informações privilegiadas sobre aquelas que são boas correspondências para seu conjunto de habilidades.

Tipo: Para encontrar um recrutador , peça recomendações à sua rede, use um diretório online como pesquisa no Google por recrutadores em sua área geográfica.

Empregadores Alvo

Contudo, tenha uma lista de empregadores para os quais gostaria de trabalhar? Se não, considere fazer um. Após ter em mente os empregadores-alvo, é fácil usar as mídias sociais para se conectar com os gerentes de contratação e encontrar oportunidades de emprego nas empresas dos seus sonhos.

Procure por vagas temporárias

Ainda que um trabalho temporário pode ser mais que apenas uma maneira de ganhar algum dinheiro. Muitos empregadores contratam trabalhadores temporários em período integral após concluir seus contratos e provar seu valor no trabalho. Em contrapartida, as posições temporárias também lhe dão a chance de experimentar novas funções e determinar se uma situação é adequada para você.

Freelance

Embora freelancer é outra maneira de experimentar trabalhos antes de se comprometer. Dessa forma trabalhar como freelancer também pode ajudá-lo a desenvolver seu conjunto de habilidades, construir experiência de trabalho e encontrar novos caminhos de carreira.

Participar de feiras de emprego

As feiras de emprego podem ajudá-lo a alcançar vários empregadores em um curto período de tempo. Esses eventos são normalmente organizados por empresas, organizações profissionais, faculdades e universidades. Eles acontecem em centros de convenções, nos campi e até online.

Voluntário

Então o voluntariado é uma ótima maneira de construir seu currículo, fazer contatos e até mesmo encontrar empregos em organizações que sejam significativas para você. Para aproveitar ao máximo a experiência, trate seu trabalho voluntário como se fosse um trabalho — seja profissional, responsável e comprometido.

Construa uma presença online

No mercado de trabalho atual, não basta evitar erros nas redes sociais. Você também precisa cultivar uma presença online que demonstre suas habilidades, experiência e reputação profissional. Pense nisso como o desenvolvimento de sua marca. Idealmente, sua presença online deve refletir consistência, profissionalismo e experiência. Também deve mostrar que você pode se conectar com outras pessoas em seu setor, acompanhar as tendências e ser um bom colega.

Advertisements
You may also like
Melhores palavras-chave para encontrar um emprego online
Como saber se um estágio é legítimo para trabalhar
Como usar grupos do Facebook para networking e busca de emprego
Você deve postar seu currículo no TikTok?
Como explicar um ano sabático em seu currículo de forma simples
Fique por dentro das formas de entrevistas de emprego

Follow by Email
Facebook
FbMessenger